O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) abriu as inscrições para o preenchimento de vagas para o curso de Especialização em Direito Sanitário, destinado aos gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). São ofertadas 50 vagas para o Conselho e as aulas serão presenciais em Belém, com encontros quinzenais e/ou mensais, às quintas-feiras das 18h às 22h, às sextas e sábados das 8h às 18h. Com carga horária de 360 horas, o curso terá duração de doze meses.
A iniciativa é o resultado de uma parceria entre o Cosems/PA, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA). O objetivo é capacitar profissionais das áreas do direito e da saúde, com intuito de aperfeiçoar o conhecimento e aprimorar a gestão da saúde. O curso é destinado prioritariamente a gestores e profissionais com formação de nível superior que atuam nessas duas áreas.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher todos os requisitos estabelecidos no edital. O diploma será emitido pela Universidade de Campinas (Unicamp). De acordo com Charles Tocantins, que também é diretor do Idisa, essa é uma inciativa de fundamental importância para a qualificação dos gestores e profissionais que atuam na área da saúde pública no Estado. “Considero um passo importante para o aprimoramento das ações de educação permanente em saúde”, ressaltou.
O Idisa é uma importante instituição que oferece cursos sobre temas relevantes de direito à saúde. As vagas serão distribuídas entre o Cosems/PA, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Ministério Público. Confira o edital https://drive.google.com/file/d/14S8qbjmnfmd3tmrmlz7tG_cLclpDWgnv/view?usp=sharing