Cosems/PA promove oficina para elaboração de textos científicos

Publicado em: 17/12/2019
Autor: Edna Lima
Assunto: Sem categoria
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou nesta quinta-feira, 12, uma oficina para elaboração de textos científicos. O objetivo do evento foi subsidiar os 47 profissionais de saúde que apresentaram seus trabalhos na “I Mostra Pará, Aqui tem SUS”, realizada em abril deste ano pelo Conselho. O intuito é publicar um livro com as experiências exitosas dos paraenses em prol do Sistema Único de Saúde (SUS).  A oficina foi aberta pela técnica da Atenção Básica do Cosems/PA, Ângela Oliveira.

O presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins, ressaltou que este é um compromisso feito junto aos municípios que participaram da mostra estadual. “A edição de um livro com os trabalhos destes profissionais é uma forma de valorizar a todos que participaram do processo. Vamos dar espaço aos que foram premiados por importantes instituições, inclusive pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Além disso, também é uma forma de contemplarmos aqueles que tiveram espaço na Mostra estadual com a apresentação de trabalhos dignos de reconhecimento”, ressaltou. 

O projeto tem um grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa): Tereza Bezerra e Rahilda Tuma; Universidade do Estado do Pará (Uepa) Ilma Ferreira e Ediléa Oliveira (orientadora); e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Socorro Bandeira. A coordenadora do trabalho, Marlene Reis, reforçou a importância da oficina para o andamento do processo.

“Essa oficina vai contribuir para a adequação dos trabalhos que serão publicados no livro. Daremos todo o suporte necessário para a finalização dos artigos de acordo com as normas que uma publicação científica pede”, explicou.

Dos 47 trabalhos apresentados, 17 foram para a 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS – 2019 do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), em julho deste ano, em Brasília. Destes, quatro municípios saíram vencedores: Rurópolis, Abaetetuba, Canaã dos Carajás e Bragança. Outros três participaram da Mostra dentro do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza, ocorrida em abril. Neste, a premiação do Pará foi para o trabalho de Capanema intitulado: Projeto Mundo Azul – Autismo, de autoria de Saellen Nayara Miranda Ribeiro.

Para a fisioterapeuta Aurea Amorim, de Paragominas, o livro é um presente e consolidação da dedicação de cada um dos profissionais. “É muito bom saber que inspiramos essa publicação, uma vez que o profissional que atua nos serviços de saúde pública precisa se sentir valorizado. Além disso, nos sentimos estimulados a desempenhar trabalhos científicos que ampliam nosso conhecimento”, completou.  

 

 

Leia também